top of page

O que é Ninfomania e Satiríase?

Ninfomania todo mundo talvez já saiba do que se trata. Mas satiríase, você já ouviu falar?


Conheça mais sobre os distúrbios psicológicos sexuais que acometem mulheres e homens.



Ninfomania


A ninfomania, também denominada de desejo sexual hiperativo, se caracteriza como um transtorno psiquiátrico, no qual, a mulher possui o desejo compulsivo por sexo, sem que a mesma tenha alguma disfunção hormonal que justifique o excesso de apetite sexual.


Ninfomaníaca é a mulher viciada em sexo. Esse transtorno psicológico tem comportamento característico a compulsão sexual. Junto na bagagem, vem o sentimento de culpa após o ato sexual e, em muitos casos, pode surgir depressão e ansiedade.


De forma geral, as mulheres que possuem ninfomania não conseguem manter o controle sobre os seus desejos sexuais, o que pode prejudicar sua qualidade de vida, pois pode deixar de ir a aulas, reuniões de trabalho ou encontros com a família ou amigos para buscar experiências sexuais.


Satiríase


A palavra ninfomania se refere a presença desse transtorno apenas em mulheres, mas, engana-se quem pensa que o desejo excessivo por sexo acontece só em pessoas do sexo feminino. Este mesmo transtorno também acontece nos homens, mas, o termo especifico é chamado Satiríase ou popularmente conhecido como ninfomania masculina.

A satiríase, pode fazer com que os homens tenham relações frequentes com várias parceiras, ou parceiros, diferentes, assim como o ato de se masturbar diversas vezes ao dia, mas sem nunca sentir o prazer e a satisfação que procura.


O homem que apresenta satiríase, assim como, na ninfomania, normalmente se sente culpado, arrependido e envergonhado; portanto, é extremamente comum que ele tente esconder esse vício. Por isso, não é tão fácil para a pessoa que se relaciona com esse homem reconhecer esse transtorno, principalmente no início dos sintomas. Além disso, o envolvimento emocional dificulta enxergar claramente o comportamento compulsivo típico da satiríase, que também é conhecida como "donjuanismo".


Tratamento para quem é viciado em sexo


O acompanhamento psiquiátrico e psicológico é o tratamento adequado para os casos de vício sexual (satiríase e ninfomania). O excesso de libido e pensamentos obsessivos são investigados e analisados quanto a suas origens e impactos na vida do compulsivo por sexo.


Existe a possibilidade da prescrição de medicamentos, como antidepressivos. Mas tudo depende do quadro do paciente e da análise do especialista.

O vício em sexo é um problema sério e precisa ser encarado não como algo normal da sexualidade humana, mas sim como um distúrbio. E, como todo distúrbio, ele precisa ser tratado de forma adequada.



Gostou de aprender sobre este tema? Aprenda mais e conheça dicas e curiosidades sobre o universo sexual explorando todos os posts do Blog Lilith Miess. Deleite-se e tenha uma excelente leitura!

Comments


bottom of page